Como Evitar a Calvície Total: 3 Dicas Para Manter os Cabelos

By | 10 de fevereiro de 2016

COMO EVITAR A CALVÍCIE E RECUPERAR OS CABELOS PERDIDOS

Dicas para manter os cabelos

 

A calvície ou também conhecida como alopecia é um mal que acomete uma grande parte da população, especialmente a masculina. Caracterizada pela queda excessiva de cabelos, cerca de 80% da população masculina será acometida pela calvície quando chegar aos 70 anos, de acordo com estimativas.

 

Problema ou queda de cabelo normal?

 

É importante deixar claro que nem toda perda de cabelos é uma calvície em curso. A calvície é definida como uma perda excessiva de cabelos. De uma forma geral, as pessoas perdem até cinquenta fios por dia. A calvície começa a ser diagnosticada a partir do momento em que essa queda é excessiva, fazendo com que a cabeça fique descoberta ou que haja falhas.

A calvície feminina

 

Apesar de as pessoas pensarem com maior frequência na calvície masculina, as mulheres também podem ser acometidas. Se nos homens a calvície já causa um grande incômodo, nas mulheres a situação é ainda mais delicada por conta de todo o apelo estético que os cabelos têm, sendo tidos como grandes elementos de feminilidade.

 

As mulheres podem perder todo o cabelo?

 

Embora a calvície total seja menos comum em mulheres, é possível. Entretanto, essa situação é mais comum em mulheres que apresentem a calvície severa ou então que já estejam com idade avançada. Além disso, a calvície pode piorar caso a mulher passe por alguma disfunção hormonal. Por isso, um acompanhamento médico é importante para saber se está tudo bem com o organismo e evitar problemas posteriores.

 

O que causa a calvície?

 

Há uma grande quantidade de fatores que podem ser apontados como causadores da calvície. A primeira causa da calvície é uma alimentação pobre em nutrientes necessários para fortalecer tanto os cabelos quanto o couro cabeludo.

Além da má alimentação, outro fator que pode ser apontado como o que causa a calvície é o uso exagerado de equipamentos capilares como baby liss, chapinha e secador. Uma pessoa que utiliza exageradamente esses equipamentos enfraquece o cabelo, tirando dele sua força e deixando-o mais suscetível à queda.

Os vícios são outros possíveis causadores da queda excessiva de cabelos e isso é facilmente percebido: se os vícios fazem mal à saúde, como um todo, por que não fariam mal aos cabelos e ao couro cabeludo? Assim, abandonar o cigarro, as bebidas e as drogas é essencial para manter os fios saudáveis e fortes.

O estresse é um elemento muito comum na vida das pessoas que vivem na sociedade de hoje. São muitos afazeres para dar conta e também muitos problemas para resolver. Contudo, caso o estresse não seja controlado, pode haver outro problema para ser tratado: a calvície.

 

O problema hormonal

 

Quando o assunto é queda de cabelos, há outra causa possível para o mal: os problemas relacionados aos hormônios. Os problemas hormonais acontecem quando o corpo produz hormônios em excesso ou então em quantidade insuficiente.

Uma vez que os hormônios estão relacionados com praticamente todas as funções do corpo, é natural que eles possuam associação com os cabelos. Assim, quando uma pessoa apresenta problemas hormonais é bastante possível que ocorram problemas capilares, dentre eles a calvície. Para saber se há algum problema de ordem hormonal, é recomendado que as pessoas submetam-se regularmente a exames de sangue.

 

A temperatura do banho

 

Tomar banho utilizando água muito quente é um hábito que deve ser deixado de lado, já que isso aumenta ou promove a oleosidade, o que prejudica muito a saúde dos fios e do couro cabeludo. Sendo assim, a recomendação é que se opte por banhos em temperatura amena, ou seja, morna.

 

A prevenção como melhor tratamento

 

A prevenção da calvície é a forma mais eficaz de manter os fios. Engana-se quem coloca na hereditariedade a responsabilidade pela queda excessiva de cabelos: na verdade, há uma grande quantidade de atitudes que ajudam a conservar os fios, além de deixá-los mais fortes, saudáveis e bonitos.

 

A alimentação adequada é uma ferramenta

 

É de conhecimento público que os alimentos são grandes aliados da população quando o assunto é manter a saúde e isso não é diferente quando se trata de evitar a calvície. A alimentação adequada, incluindo o consumo de alimentos corretos, é uma grande aliada na tarefa de manter a calvície longe tanto de homens quanto de mulheres.

 

O leite e seus derivados

 

Todas as pessoas sabem que o leite e os alimentos que derivam dele são ricos em cálcio, nutriente que ajuda a manter a saúde dos ossos, de uma forma geral. Contudo, o que as pessoas podem não saber é que o consumo de leite também é indicado para as pessoas que querem evitar a calvície. O cálcio é muito importante para evitar a queda dos fios, além de deixá-los mais brilhantes e cheios de vida.

 

Incluindo as leguminosas na dieta

 

Além do leite e seus derivados, outros alimentos que devem ser incluídos na dieta de quem deseja prevenir a calvície são as leguminosas. Pode ser que haja pessoas que tenham dúvida a respeito de quais são os alimentos leguminosos. São eles: o arroz, a lentilha e o feijão.

As leguminosas são auxiliares na prevenção da calvície por elas possuírem aminoácidos em sua composição, sendo que os aminoácidos são essenciais na produção de colágeno e de queratina, proteínas que cuidam da saúde dos cabelos.

 

A soja como aliada da circulação

 

A soja é um alimento que ajuda muito a promover a boa saúde e isso todo mundo sabe. Um dos benefícios da soja está em melhorar a circulação do couro cabeludo, o que ajuda a evitar a queda excessiva dos fios. Por isso, apostar em uma dieta rica em soja é uma boa tática para manter os cabelos no lugar.

 

Alecrim: cheiro bom e força para os cabelos

 

O alecrim é conhecido por conta das suas propriedades aromáticas. Entretanto, ele tem ainda outra funcionalidade que vale a pena conhecer: o alecrim também promove a melhora da circulação do sangue no couro cabeludo, o que ajuda a evitar a queda excessiva de cabelos.

 

Frutos do mar como fonte de nutrientes

 

Para reduzir as possibilidades de calvície é possível adotar uma dieta rica em frutos do mar. Esses alimentos são ricos em zinco, nutriente que colabora para a boa saúde dos fios e também do couro cabeludo. Por isso, vale a pena incluir a carne de peixe no cardápio, nem que seja uma vez por semana.

 

A tecnologia capilar é um problema?

 

As pessoas que desejam evitar a queda excessiva dos fios devem considerar a hipótese de abandonar ou de diminuir o uso das chamadas tecnologias capilares. Baby liss, chapinhas e secadores, por exemplo, danificam os fios e podem ser uma das causas da calvície.

 

Acabando com os vícios para conservar os cabelos

 

A bebida e o cigarro, assim como todos os vícios, fazem mal para a saúde como um todo, inclusive para a saúde dos cabelos. Sendo assim, as pessoas que querem evitar a calvície podem utilizar esse desejo como um incentivo a mais para abandonar os vícios.

 

A vida saudável

 

Uma das causas da ocorrência da calvície é a falta de hábitos de vida saudáveis. Dessa forma, a adoção desses hábitos saudáveis tem efeito contrário, ajudando, e muito, a manter os fios e a prevenir a queda excessiva de cabelo.

 

Acompanhamento médico

 

Existem alguns tipos de medicamentos quer podem acelerar o processo da queda dos fios. Dessa forma, é muito importante que, ao começar a fazer uso de um medicamento novo, converse-se com o médico que o receitou a fim de obter mais informações a respeito da possibilidade ou não de a calvície ser um efeito colateral. Caso a reposta seja sim, é possível discutir a possibilidade de substituir o medicamento receitado por outro com o mesmo efeito.

 

Cuidado com o emocional

 

Como já se falou anteriormente, o estresse é um dos fatores que podem desencadear a alopecia androgênica. Assim, é muito importante que as pessoas invistam em momentos de descanso e de relaxamento, controlando o estresse e minimizando seus prejuízos.

 

A importância da higienização correta

 

Outra atitude importante que deve ser tomada por quem quer passar longe da calvície é cuidar da higienização dos cabelos. Fios mais oleosos devem ser lavados todos os dias com shampoo e condicionadores específicos. Os outros tipos de cabelo podem ser lavados dia sim, dia não. Contudo, a melhor maneira de saber como tratar da limpeza dos fios e do couro cabeludo é consultando um especialista e tirando todas as dúvidas.

 

O tratamento da caspa e da oleosidade

 

Outros fatores que podem desencadear a queda excessiva de cabelos é a oleosidade nos cabelos, além da caspa. Dessa forma, as pessoas que querem evitar a ocorrência da calvície devem tratar a caspa e a oleosidade. É importante lembrar que não basta tratar apenas a caspa e a oleosidade em si: é essencial que a causa da oleosidade e causa da caspa sejam tratadas, a fim de eliminar definitivamente o problema.

 

O tratamento da queda de cabelo precoce

 

Quando forem notados os primeiros sinais da queda de cabelo, é muito importante que se procure um médico o mais rápido possível. Um tratamento iniciado de forma precoce é uma grande arma para evitar que a calvície piore e se torne severa, comprometendo a maior parte dos fios.

 Como Evitar a Calvicie

Quais são os tratamentos disponíveis para a calvície?

 

Uma vez que o tratamento precoce, iniciado ao menor sinal da calvície, é muito importante para evitar que ela piore, é necessário saber quais são os métodos de tratamento dos quais uma pessoa pode fazer uso, sendo que o mais comum e recomendado é o tratamento feito à base de remédios.

 

Finasterida na luta contra a calvície

 

A finasterida é um remédio que atua reduzindo os níveis do hormônio testosterona no couro cabeludo. De uma forma geral, a finasterida é mais receitada para tratar e controlar a calvície entre os 18 e os 45 anos, evitando que o problema progrida e cause mais consequências.

Apesar de ser um remédio eficaz no tratamento da calvície, ele tende a causar alguns distúrbios no funcionamento da próstata. Sendo assim, é preciso monitoramento médico quando um homem passa a fazer uso da finasterida especialmente quando esse uso acontece depois dos 45 anos de idade.

Alguns efeitos colaterais que o uso da finasterida pode causar são: disfunção erétil, diminuição da quantidade de ejaculação e também redução da libido, ou seja, do desejo sexual. Por conta do risco de problemas no desenvolvimento dos bebês no útero, a finasterida não costuma ser receitada para mulheres.

 

Espironolactona e estrogênio

 

Mesmo não fazendo com que os cabelos voltem a nascer, o uso desses medicamentos é importante para diminuir os impactos da calvície, reduzindo seus efeitos. É importante tomar cuidado, pois os efeitos colaterais que podem ser causados pelo uso desse medicamento ainda estão sendo estudados. Dessa forma, vale a pena perguntar ao médico tudo o que se quiser saber a respeito.

 

Minoxidil

 

Embora apareça em último lugar nesta lista, o minoxidil costuma ser a primeira opção para tratar a calvície e evitar que ela avance. O minoxidil deve ser aplicado duas vezes ao dia, mas seu tempo de efeito é longo: os primeiros resultados da terapia utilizando esse medicamento podem demorar até um ano para serem notados. Assim, ele é uma boa opção para ser usado pelas pessoas que estão no início do processo da calvície.

É importante deixar claro que a terapia utilizando o minoxidil não pode ser interrompida sem o conhecimento do médico. Caso isso aconteça, todo o efeito alcançado com o uso do remédio pode ser perdido. Algumas das reações adversas que o remédio pode causar são o inchaço, a taquicardia, a dor no peito e também a azia. Outro ponto que favorece o uso do minoxidil como meio de evitar o avanço da calvície é ele não ser eficaz em áreas carecas.

 

Por fim: o acompanhamento médico

 

É importante que as pessoas consultem um médico regularmente, a fim de saber se a saúde está boa e tomar as devidas providências para corrigir eventuais problemas. Isso vale para a calvície: quando se busca prevenir o mal ou minimizá-lo, o médico é um grande aliado.

tratamento-de-calvicie