O Que Causa a Calvície? 9 Principais Causas da Queda de Cabelo e os Tratamentos

By | 10 de fevereiro de 2016

O Que Causa a Calvície?

 

Como evitar a queda de cabelo, esse mal tão comum?

 

A calvície é uma condição que afeta muito a ala masculina, sendo que seus primeiros sinais podem aparecer com bastante rapidez: pessoas com 20 anos, por exemplo, já podem começar a desenvolver a calvície, assim como as mais velhas. Por ser tão comum, vale a pena saber com é possível prevenir esse mal.

 

Primeira causa: o problema genético

 

É muito comum que a questão da hereditariedade seja apontada como a principal causa da calvície. Dessa forma, as pessoas que têm pais com calvície tendem a desenvolver esse problema. Embora haja uma série de outras causas, essa é, realmente, a que mais traz impedimentos, já que a herança genética não pode ser modificada.

 

Como agir nesse caso?

 

Quando a causa da calvície masculina é a herança hereditária, o que o homem pode fazer é tomar o máximo de cuidados possíveis para que a ocorrência da calvície seja a mais branda possível. Dessa forma, é preciso ficar atento aos primeiros sinais a fim de procurar um médico especialista que, no caso, é o dermatologista.

 

Segunda causa: alimentação deficiente

 

As pessoas levam uma vida corrida e, infelizmente, não é raro que a alimentação fique em segundo plano, uma vez que a opção acaba sendo por comidas industrializadas e sem a quantidade correta de nutrientes dos quais o corpo precisa.

Uma alimentação deficiente causa o enfraquecimento dos fios e compromete a saúde do couro cabeludo. Assim, é mais comum que haja queda e até mesmo que a calvície seja desencadeada em pessoas que já têm tendência a essa condição.

 

tratamento-de-calvicie

Como prevenir a queda de cabelo?

 

As pessoas que desejarem manter a saúde dos fios, a saúde do couro cabeludo e, consequentemente, ter uma cabeleira mais basta, devem apostar em uma dieta rica em itens com zinco, magnésio e cálcio. Esses são elementos essenciais para que aspectos importantes da saúde capilar sejam promovidos, tais como a circulação e a produção de queratina e colágeno.

 

Queda de cabelo

 

Terceira causa: higiene feita da forma incorreta

 

Muitas pessoas podem ficar surpresas ao saber que há alguns erros cometidos com relação à higiene dos fios que podem detonar a saúde capilar. Afinal, limpar o couro cabeludo e os cabelos parece algo muito natural. No entanto, é preciso que alguns cuidados sejam tomados a fim de evitar problemas sérios, como o desenvolvimento de uma calvície.

Um dos erros mais comuns quando o assunto é higiene capilar é não enxaguar o suficiente, deixando resquícios dos produtos que foram usados. Quando o shampoo, o condicionador ou qualquer outro item não é removido por completo, esses restos vão se acumulando e tirando a saúde do couro cabeludo e do fio, uma vez que são produtos químicos que não deveriam estar ali.

Outro erro que é bastante cometido diz respeito à escolha do produto utilizado para fazer a higiene. Não se pode escolher um produto apenas pelo seu perfume: é preciso levar em conta o tipo de cabelo que se tem a fim de escolher o shampoo e o condicionador adequado àquelas necessidades especiais.

Pessoas que possuem cabelos oleosos devem utilizar produtos que retirem essa oleosidade excessiva. Da mesma forma, as pessoas que têm cabelos secos precisam utilizar produtos que promovam hidratação, reparando os danos e trazendo mais saúde e vivacidade aos fios.

A frequência com a qual o cabelo deve ser lavado também costuma gerar equívocos, embora a regra geral seja bastante simples: as pessoas com cabelo oleoso devem lavar a cabeça todos os dias, utilizando os itens específicos para o seu tipo de cabelo. Por outro lado, as pessoas que possuem outros tipos de fios podem fazer a higiene em dias intercalados, lembrando-se de também usar o produto certo para o seu cabelo e retirar todos os resquícios.

 

Como resolver o problema da higiene equivocada?

 

Acabar com os erros de higiene é bastante fácil. Primeiro, é preciso descobrir qual é o tipo de cabelo que se tem. Para isso, a forma mais certeira é buscar a ajuda de um profissional especializado: o dermatologista. Fazendo um exame, ele poderá definir qual é o tipo de cabelo e indicar qual é a linha correta de produtos a ser usada para promover a limpeza e também a saúde, repondo os nutrientes que possam estar em deficiência.

Uma vez definido o tipo de cabelo, é necessário utilizar os produtos corretos e seguir a frequência de lavagem. Da mesma forma, é essencial enxaguar os cabelos até sentir que há certa resistência para que as mãos deslizem por ele: esse é o sinal de que o cabelo está livre de todo o produto químico. Além disso, é preciso prestar atenção à raiz: não basta enxaguar os fios se o couro cabeludo apresenta restos de shampoo e de condicionador.

 

Quarta causa: banhos com água muito quente

 

Na lista que inclui os erros mais recorrentes e que causam a queda de cabelo está o banho com a água muito quente. Nos casos de cabelos oleosos, o banho com água muito quente pode dar a ilusão de que oleosidade foi retirada, mas isso acontece pelo fato de a temperatura muito alta ressecar o cabelo. Depois de algumas horas, o organismo começa a produzir o dobro de secreção para recuperar a “hidratação”, o que agrava ainda mais o problema.

Já no caso dos cabelos normais ou secos, a água muito quente tira o brilho e a vivacidade dos fios, deixando-os opacos. Além disso, a longo prazo, a água muito quente pode causar danos ao couro cabeludo e prejudicar o crescimento dos fios.

 

Qual é a temperatura correta para que os fios sejam lavados?

 

Uma vez que a água muito quente não é a ideal para que seja feita a higiene dos fios, resta definir qual seria a temperatura correta. O recomendado é que os banhos sejam feitos em água morna. Quando o dia estiver muito quente, os fios podem ser lavados em água fria. O importante é que a água muito quente seja mantida longe dos fios e do couro cabeludo.

 

Quinta causa: o uso indiscriminado de equipamentos

 

Quanto mais o tempo passa, mais os itens capilares deixam de ser uma exclusividade das mulheres e passam a fazer parte do dia a dia da ala masculina. Um bom exemplo disso são os secadores e as chapinhas, que têm espaço garantido na vida de muita gente.

Esses equipamentos trazem uma série de benefícios estéticos inegáveis. O problema começa quando as pessoas passam a fazer um uso exagerado desses itens. Uma vez que a temperatura de ação desses equipamentos é muito alta, é comum que os fios sejam queimados, assim como o couro cabeludo é prejudicado por conta do calor excessivo.

 

Como utilizar esses produtos sem ter problemas?

 

Em primeiro lugar, é importante que esses produtos não sejam utilizados todos os dias, como muita gente faz. Caso não se consiga ficar sem utilizá-los, vale a pena tentar intercalar os dias, dando, pelo menos, 24 horas para que o couro cabeludo e os cabelos tenham um descanso.

Também é preciso ter cuidado durante o momento de manusear essas ferramentas. No caso do secador, é necessário manter uma boa distância entre o bocal e os fios: não é necessário encostar o bocal nos cabelos para que eles fiquem secos. Além disso, a temperatura deve ser regulada: assim com no caso da água, é preferível que a temperatura seja média, uma vez que o vento muito quente causa prejuízos aos fios e ao couro.

 

Sexta causa: o não tratamento de caspas e demais problemas capilares

 

Diferente do que muitas pessoas pensam, caspas e alergias não são apenas problemas de ordem estética ou que causam um leve desconforto: caso não sejam tratadas da maneira correta, essas situações podem se agravar e causar sérios problemas, inclusive derrubando os fios. Para que haja uma caspa ou uma alergia é preciso que algo tenha desencadeado essa situação e passar por cima disso pode ser bastante perigoso.

 

O que fazer em caso de caspas e demais problemas?

 

O ideal é que, mais uma vez, as pessoas busquem um profissional especializado para descobrir qual é a causa da caspa ou da alergia e, a partir daí, definir o tratamento mais adequado para esses males. É importante seguir a recomendação do médico para que essas duas condições, e outras, possam ser curadas sem causar nenhuma consequência mais séria, valendo a pena dizer que é possível que o médico peça a suspensão de alguns produtos.

 

Sétima causa: quando um remédio não se dá bem com o outro

 

Há muitas pessoas que fazem uso de contínuo de determinados remédios, assim como há pessoas que precisam utilizar algum medicamento em um caso específico. Isso não é nenhum problema e é bastante reduzido o número de remédios que causam a calvície como um efeito colateral.

A grande questão começa quando é preciso utilizar mais de um remédio ao mesmo tempo e eles reagem entre si, causando problemas e enfraquecendo o couro cabeludo e os fios, trazendo episódios de queda que podem vir a se tornar calvície. Alguns dos remédios que mais se envolvem nesse tipo de ocorrência são os destinados a ajudar no processo de emagrecimento e também os antidepressivos.

 

O que fazer nos casos de interações entre medicamentos?

 

Quando alguém perceber que o uso de medicamentos está causando uma queda excessiva de cabelos, é preciso conversar com o médico que receitou o remédio e pensar na possibilidade de essa ser uma reação adversa. Deve-se verificar se é possível trocar o medicamento por outro ou até mudar a dose, a fim de reduzir os problemas.

No caso dos medicamentos para emagrecer, a recomendação é que eles sejam cortados, caso não sejam estritamente necessários. Vale a pena apostar em outros métodos para emagrecer e abandonar o uso de remédios para essa finalidade.

 

Oitava causa: a dificuldade para dormir também pode ser incluída

 

É de conhecimento geral que as pessoas que não dormem bem podem desenvolver uma série de problemas, sendo preciso incluir a queda de cabelo nessa lista. Quando o corpo não consegue descansar da forma adequada, as reações químicas próprias do organismo são prejudicadas e refletem na saúde dos fios e do couro cabeludo.

 

O que fazer para ter um bom período de sono?

 

Dessa forma, é essencial que haja, no mínimo, 6 horas de sono por noite, sendo que esse sono deve ser de qualidade e promover um descanso verdadeiro. As pessoas que tiverem dificuldade para dormir podem buscar alternativas naturais, como os chás. No entanto, é recomendado que se evite o uso de medicamentos que induzam o sono.

Algumas horas antes de dormir, é preciso não ingerir bebidas e alimentos à base de cafeína, assim como comidas muito pesadas. É importante também começar a desligar-se de preocupações e de tarefas que mantenham o cérebro trabalhando em ritmo acelerado, já que isso dificulta o momento de descanso. Tarefas como leitura e assistir à televisão são as mais indicadas para relaxar e se preparar para pegar no sono.

 

Nona causa: o estresse

 

O nervosismo causado pelas tarefas do dia a dia também é uma das causas dos problemas capilares, fazendo com que os fios caiam e a saúde do couro cabeludo seja prejudicada. Isso acontece por que o estresse prejudica o corpo como um todo, prejudicando diversas tarefas do organismo. Além do estresse, os traumas e mágoas também podem ser apontados como itens que ajudam a desenvolver a queda de cabelos. Até mesmo a falta de conhecimento sobre tratamentos de calvície contribuem para aumentar o stresse das pessoas que sobrem desse mal.

 

Qual é a melhor forma de lidar com isso?

 

A vida que se leva hoje em dia torna quase impossível que as pessoas vivam sem se estressar. No entanto, descobrir formas de relaxar e colocar o estresse de lado é essencial. Há pessoas que conseguem alcançar um estado elevado de relaxamento vendo televisão, lendo ou praticando esportes. Não importa de que forma seja: o importante é descobrir a melhor válvula de escape e apostar nela.

No caso das mágoas e traumas, existe a necessidade de procurar ajuda especializada, sendo indicado um psicólogo. Dessa forma, é possível entender a causa dos problemas psicológicos e aprender uma forma saudável de lidar com eles.