O Que Causa Queda de Cabelo e Como Resolver Esse Problema Definitivamente

By | 10 de fevereiro de 2016

O Que Causa Queda de Cabelo e Como Resolver Esse Problema Definitivamente. CALVÍCIE MASCULINA: O QUE É PRECISO SABER?

Informações sobre causa e tratamentos

 

Dentre todos os males que podem acometer os homens, a calvície é um dos mais famosos. Além disso, engana-se quem acha que apenas os homens mais velhos podem sofrer com esse mal: na verdade, não há idade específica parta que os fios comecem a cair e um episódio de calvície seja desenvolvido.

 

Definindo calvície: o que é?

 

A calvície é a situação na qual há perda de cabelo, sendo que essa perda deve ser do tipo excessiva. Bons indícios de que há uma calvície acontecendo são quando o homem encontra muitos fios no travesseiro, quando muitos fios caem ao serem lavados e também quando caem ao serem penteados. Em casos mais graves, o cabelo pode cair apenas pelo movimento de passar a mão na cabeça.

 

o-que-causa-queda-de-cabelo

 

Como a calvície pode ser diagnosticada?

 

Apesar de haver sérios indícios físicos de que a calvície está se desenvolvendo, é preciso de um médico especialista para que o diagnóstico seja fechado. O médico que deve ser buscado é o dermatologista e ele pode pedir uma série de exames, inclusive de sangue, a fim de descobrir qual é a possível causa da calvície.

 

Causas: o que pode desencadear a calvície?

 

Genericamente, a calvície é vista como uma doença hereditária, ou seja, vários indivíduos da mesma família partilham o problema. Contudo, essa não é a única causa da calvície, embora seja apontada como a principal: há uma série de situações que podem causar a queda dos fios. Uso indiscriminado de tecnologias de beleza, má alimentação, estresse, falta de sono e equívocos na hora de cuidar da higiene são algumas das coisas que podem ser apontadas.

As tecnologias capilares: quando elas podem ser um problema?

 

Chapinhas e secadores são apontados como grandes ferramentas utilizadas na tarefa de deixar as pessoas mais bonitas. No entanto, é comum que haja exagero no uso dessas tecnologias, exagero esse que causa sérios danos a couro cabeludo e aos fios, causando queda excessiva.

A recomendação é que essas tecnologias não sejam utilizadas todos os dias e, caso sejam usadas com frequência, que se adote um produto específico para fortalecer o cabelo em casos desse tipo. Dessa forma, é possível aproveitar todos os benefícios da tecnologia sem causar danos aos fios.

A má alimentação: vilã do corpo e dos cabelos

 

Todo mundo sabe que não se alimentar direito traz uma série de problemas de saúde. Contudo, o que muita gente pode não saber é que esses problemas estendem-se aos cabelos. Quando alguém não ingere a quantidade ideal de nutrientes, os cabelos são danificados, bem como o couro cabeludo. Sendo assim, a força e a vitalidade se vão fazendo com que comecem as quedas.

Estresse: inimigo da tranquilidade e dos cabelos

 

O estresse é mais um item que as pessoas sabem que faz mal à saúde, embora possam não associar aos fios de cabelo, embora devessem. Essa condição psicológica traz problemas ao corpo como um todo, além de impedir que os fios mantenham-se na cabeça de forma firme e saudável.

 

Não dormir bem: mal para o corpo, mal para os cabelos.

 

É durante o sono que acontece uma série de reações importantes para o organismo. Sendo assim, as pessoas que não domem bem podem ter deficiência de uma série de nutrientes, além de ficarem desgastadas e mais fracas. Toda essa situação tem reflexo direto nos cabelos, fazendo com que os fios fiquem opacos, sem vida e também caiam.

 

Os equívocos na hora da higiene: o simples que pode tornar-se complicado

 

Todas as pessoas estão acostumadas a manter a saúde dos cabelos: shampoos, condicionadores e demais cremes são velhos conhecidos da população. O problema de verdade pode residir na hora de retirar esses produtos do couro cabeludo e dos cabelos. Quando um pouco desses itens fica impregnado na cabeça, as estruturas do cabelo e do couro cabeludo são minadas pelos agentes químicos, sendo que a calvície é a consequência.

Aos poucos: o processo de perda dos cabelos

 

Nem todo mundo perde os cabelos rapidamente. Na verdade, o mais comum é que os homens percebam que os fios estão caindo aos poucos, mais a cada dia, até que se abrem falhas na cabeça e a aparência calva é instaurada definitivamente.

 

Como agir quando os fios começam a cair?

 

A melhor forma de reduzir o impacto da calvície é procurar um médico especialista logo que os primeiros sinais do mal começam a aparecer. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciar-se um tratamento, maiores são as chances de ter um resultado positivo, recuperando parte da aparência antiga e minimizando os estragos da calvície.

 

Os tratamentos: várias opções para reduzir o problema

 

Afinal o o que é bom para queda de cabelo? A Medicina tem evoluído a cada dia mais, descobrindo tratamentos novos para vários tipos de doenças, sendo que a calvície está incluída dentre os males que podem ser tratados através de várias opções. No geral, é muito comum que o tratamento para a calvície seja feita à base de medicamentos, sendo que há alguns muito bons no mercado.

No entanto, há pessoas que não veem efeito com o tratamento à base de remédios, partindo para o transplante. Essa é uma opção para várias pessoas, embora seja preciso considerar outro ponto importante e que não deve ser desprezado quando o assunto é calvície: a boa alimentação.

 

A alimentação: o que comer para fortalecer os fios?

 

A alimentação tem um papel essencial na vida dos homens, sendo essa a fonte de energia e de nutrientes dos quais o corpo precisa para funcionar de forma saudável. Pensando nisso, vale a pena conhecer quais são os alimentos mais indicados para quem deseja manter os fios no lugar e ainda melhorar a saúde do couro cabeludo.

 

Cálcio: bom para os ossos, bom para os cabelos.

 

É de conhecimento geral que o leite e os produtos preparados a partir dele, tais como manteiga, iogurte e queijos, possuem uma grande quantidade de cálcio, nutriente necessário para manter a saúde dos ossos. Porém, a saúde do cabelo também está ligada à quantidade de cálcio que é consumida, havendo, ainda, um bônus: quando se consome muito cálcio, o cabelo fica mais brilhoso, além de forte.

 

Leguminosas: sustento para o corpo e saúde para os cabelos

 

Em primeiro lugar, é preciso definir quais são os alimentos conhecidos como leguminosas. São eles: lentilha, feijão e arroz. Dessa forma, é possível perceber que não é difícil incluir esses itens no cardápio, uma vez que eles já são amplamente consumidos.

As leguminosas possuem uma grande quantidade de aminoácidos, substâncias de vital importância para a produção de queratina e de colágeno, itens intimamente ligados à saúde dos cabelos. A importância desses nutrientes é tão grande que os shampoos trazem destacado no seu rótulo a presença deles: eles são tão essenciais e bem vistos que o produto que os possui vende mais e lucra uma quantia maior.

Soja: mais um grão cheio de potencial

 

Dentre os alimentos que mais fazem bem à saúde está a soja. Apresentando uma grande quantidade de benefícios, a soja também faz bem à saúde do cabelo e do couro cabeludo. De modo geral, a soja atua no sistema circulatório, fazendo com que o fluxo de sangue no couro cabeludo seja bem maior. Dessa forma, o couro recebe mais sangue e o cabelo fica mais forte, deixando de cair em grandes quantidades.

Frutos do mar: qual a sua utilidade para os cabelos?

 

Os alimentos do mar têm adeptos em vários lugares, já que são alimentos saudáveis e saborosos. Contudo, o que o povo pode não saber é que eles são importantes tanto para tratar quanto para prevenir a calvície. Os frutos do mar possuem zinco em grande quantidade, o que faz com que eles sejam grandes instrumentos na luta para manter os fios saudáveis, assim como o couro cabeludo.

 

A forma correta de ingerir esses alimentos

 

Não existe a necessidade de comer todos esses itens todos os dias. Na verdade, fazer um cardápio no qual se coma um desses itens a cada dia já é suficiente para que os fios e o couro cabeludo sejam estimulados e fiquem mais saudáveis. É preciso ter em mente que não apenas a parte estética é melhorada, mas que esses alimentos proporcionam bem estar e saúde para o corpo como um todo.

 

tratamento-de-calvicie

Mais formas de tratamento: os remédios disponíveis no mercado

 

Apesar de a alimentação correta fazer grande diferença na hora de reduzir os efeitos da calvície, ela não é suficiente para que o processo seja parado, funcionando como um tratamento complementar. Sendo assim, as pessoas que sofrem de calvície e que querem melhorar a sua aparência podem recorrer a uma série de remédios para essa finalidade.

Dentre os remédios mais conhecidos do público estão minoxidil, a finasterida e o espironolactona e estrogênio. Esses são medicamentos que têm eficácia comprovada e que são receitados para muitos homens nessa situação, obtendo resultados bastante positivos que valem a pena ser tentados por outras pessoas.

 

O Minoxidil: mais famoso, muito efeito

 

Na hora de evitar que a calvície alastre-se, o minoxil é, na maior parte das vezes, a primeira opção dos médicos. A aplicação deve ser feita duas vezes a cada dia, sendo que pode levar até um ano para que os primeiros efeitos do uso comecem a ser notados. Sendo assim, é preciso deixar claro que não adianta querer acelerar o tratamento, sendo ele uma boa alternativa para quem não tem pressa ou está nos estágios iniciais da calvície.

Apesar de ser muito bem visto pela comunidade e pelos usuários, o minoxil é um remédio que traz uma série de efeito colaterais graves. Dentre os efeitos mais comuns, é possível apontar: inchaços de vários tipos, azia, coração acelerado e dor no peito. Isso mostra que o uso do minoxidil pode não ser recomendado para pessoas que sofram de problemas cardíacos.

É preciso fazer mais algumas afirmações a respeito do minoxidil. Em primeiro lugar, o paciente não tem autonomia para, simplesmente, cancelar o tratamento, parando de fazer uso do produto. A finalização do tratamento deve ser feita aos poucos e sob total orientação do médico especialista.

 

Finasterida: para que serve? Vale a pena usar?

 

A finasterida diminui as taxas de hormônio no couro cabeludo sendo, por isso, indicada para tratar homens com idade entre 18 e 45. No caso da terapia com finasterida, a intenção é evitar que a calvície aumente, derrubando as possíveis áreas com cabelo que ainda restam.

Assim como o minoxidil, a finasterida também possui alguns efeitos colaterais, que são: disfunção erétil, redução da libido e também diminuição da quantidade de esperma na hora da ejaculação. Essas reações são normais e podem ser contornadas com um tratamento complementar.

A próstata também costuma ser afetada quando se fala de usar finasterida. Em situações assim, é essencial que haja um acompanhamento médico, já que apenas ele pode preparar um tratamento com uma dosagem que não cause distúrbios dessa ordem.

 

O caso da espironolactona e estrogênio

 

Esses elementos são obrigatórios para os homens que já estão sofrendo com a calvície, já estão ficando calvo e desejam reduzir o impacto disso. Apesar de ser um produto relativamente conhecido, ainda não há certeza sobre os efeitos colaterais que ele causa. Por isso, é melhor não arriscar até que estudos mais detalhados sejam feitos.

 

E o transplante? Vale a pena?

 

Esse é um recurso adotado por algumas pessoas e que é bastante difícil de ser utilizado, apesar de possuir bastante fama. Diferente do que se pensa, o implante capilar é caro e nem sempre as chances de sucesso são estrondosas. Na verdade, existem muitos casos nos quais não há sucesso, sendo necessário refazer o implante e gastar uma boa quantia em dinheiro.

Para evitar esse tipo de situação, o médico especialista costuma fazer um exame detalhado, inclusive clínico, a fim de determinar se o paciente tem ou não chances de sucesso ao fazer um implante. A cirurgia costuma ser simples, com anestesia apenas local, sendo que o paciente deve ficar resguardado do Sol durante alguns dias. Além disso, é feito um acompanhamento detalhado dos resultados.