Queda de Cabelo Feminino: 3 Passos Para Acabar Com a Calvície Feminina

By | 10 de fevereiro de 2016

Queda de Cabelo Feminino: 3 Passos Para Acabar Com a Calvície Feminina

 queda-de-cabelo-feminino

O que é, como tratar e como prevenir

 

É muito comum que a calvície seja associada aos homens. Porém, as mulheres também podem ser acometidas por esse problema, especialmente quando passam por determinados períodos e emoções. Assim, é importante que isso seja esclarecido para que as mulheres possam procurar ajuda caso notem algo estranho.

 

O que é a calvície?

 

A calvície é um mal que faz com que as pessoas inclusive as mulheres, percam cabelo excessivamente. Vale a pena esclarecer que todo mundo perde cabelo todos os dias e que isso é normal. Porém, quando essa queda é muito acentuada, é necessário acompanhamento médico para saber quais são as causas e definir o tratamento a ser realizado.

 

Quais são os sintomas da calvície feminina?

 

Conhecer quais são os sinais de que algo não está bem com o cabelo ou com o couro cabeludo é essencial para poder buscar ajuda. Um dos primeiros sinais de que há uma calvície em curso é o aparecimento mais constante do couro cabeludo. O ideal é que o couro cabeludo não seja tão visível, uma vez que é coberto pelo cabelo. Porém, quando ele começa a ficar mais aparente é sinal de que há cabelo em menor quantidade, caracterizando a calvície.

Outro sinal de que a mulher pode estar sendo acometida pela calvície são as falhas no cabelo. Quando o cabelo passa a ficar falhado, com áreas sem cabelo ou com os cabelos mais finos e ralos, é preciso buscar um especialista para que o diagnóstico da calvície seja fechado.

 

Percebendo a queda de cabelos

 

É comum que as mulheres nem percebam que estão perdendo cabelos de maneira excessiva: o problema, muitas vezes, só é notado quando já há falhas no cabelo ou ele se tornou fino. Por isso, vale a pena observar a quantidade de fios que são perdidos. Caso a mulher comece a perder mais fios lavando o cabelo, ou mais fios sejam encontrados no travesseiro ou em outras partes da casa, configura um sinal de alerta de que algo não está bem.

tratamento-de-calvicie

Os dois tipos de calvície

 

É importante dizer que não há apenas um tipo de calvície feminina. Na verdade, é possível notar dois tipos distintos desse mal: a queda excessiva e a queda progressiva. A queda excessiva acontece quando os fios começam a cair com mais frequência, como foi explicado acima. A mulher consegue encontrar esses fios que estão sendo perdidos.

Já a calvície progressiva acontece quando os cabelos simplesmente vão se tornando mais ralos e finos, especialmente na parte de cima da cabeça. Nesse caso, a mulher não encontra esses fios que vão se perdendo, ou seja, não é uma perda perceptível: configura-se um processo a longo prazo. Esse tipo de calvície costuma aparecer no começo da vida adulta, mais ou menos aos 20 anos de idade.

 

Procurando um especialista

 

Uma vez que a mulher percebe que os cabelos estão caindo demais, acima de 120 fios diariamente, em média, ou então que os cabelos estão ficando mais ralos e finos, é importante que ela busque um especialista, pois apenas ele poderá fechar um diagnóstico de forma conclusiva.

Para que o médico feche o diagnóstico de calvície, é necessário que alguns exames sejam realizados, dentre eles um exame de sangue, sendo possível até mesmo que uma biópsia do couro cabeludo seja realizada. Essa quantidade de exames é essencial para que diagnóstico esteja certo e o tratamento, por sua vez, seja o correto também.

 

Quais são as causas da calvície

 

Conhecer quais são as causas da queda de cabelo é de vital importância para entendê-lo melhor e até mesmo preveni-lo. Não é possível apontar uma causa única para a ocorrência da calvície. Na verdade, o problema pode ter uma grande quantidade de causas diferentes e alguns desses fatores são dietas pobres em nutrientes necessários para a saúde do couro cabeludo e do cabelo, estresse e problemas emocionais e inflamações no couro cabeludo.

Outra situação que pode ser apontada como uma das causas da calvície é o uso exagerado de tecnologia capilar, como chapinhas, baby liss, secadores, etc. Apesar de facilitar, e muito, a vida das mulheres, esses equipamentos enfraquecem e danificam os cabelos e o couro cabeludo, podendo causar problemas nos quais a calvície está incluída.

 

Quais são os tratamentos para a calvície feminina?

 

Há uma grande quantidade de tratamentos disponíveis para minimizar os sintomas da calvície feminina e reduzir a queda de cabelos. Algumas formas de tratamento são: via injetável, via oral e também eletrônica. Vale ressaltar que apenas um médico especialista pode indicar qual é o melhor modo de tratar a calvície, uma vez que cada caso é um caso e é necessário levar em conta a causa de cada tipo de calvície.

 

O tratamento injetável

 

Esse tipo de tratamento é realizado através da aplicação de algumas substâncias tidas como estimuladoras de crescimento, os peptídeos e as vitaminas, e também de bloqueadores de enzimas. Essas substâncias têm a função de reduzir a queda dos fios e também ajudar os fios novos a crescer.

 

O tratamento via oral

 

Os medicamentos utilizados no tratamento via oral da calvície são os bloqueadores de enzima e alguns suplementos específicos para tratar dos cabelos. No caso das enzimas, o principal resultado e tornar as reações químicas do corpo mais rápidas e evitar que os hormônios produzidos pelo corpo sejam transformados em substâncias que facilitem a queda dos fios.

Já os suplementos específicos para o cabelo costumam ter em sua composição o zinco, os sais minerais, a queratina, o ferro e a vitamina B. É importante dizer que não adianta ingerir qualquer suplemento: é necessário que ele seja destinado ao tratamento dos cabelos e que seja prescrito por um especialista, por apenas esse profissional pode prescrever um tratamento.

 

O tratamento eletrônico

 

Essa é mais uma opção para as mulheres que precisam tratar da calvície. O tratamento eletrônico é realizado através de uma corrente elétrica que tem o objetivo de tornar o couro cabeludo mais escuro, sendo esse tratamento chamado de desincruste.

Já o tratamento a laser funciona como um anti-inflamatório e o seu objetivo é fazer com que os fios voltem a crescer de maneira satisfatória. Por fim, existe a micropigmentação, um tratamento que é definitivo e que consiste em fazer uma camuflagem no couro cabeludo a fim de minimizar os efeitos da calvície, disfarçando as falhas que possam existir por conta da ilusão de que o cabelo é mais denso. Apesar de ser uma pigmentação, o resultado é natural.

 

A importância da alimentação

 

Além de todos esses tratamentos, há uma grande aliada no combate e também na prevenção da calvície: a alimentação. Ingerindo os alimentes certos, é possível estimular os fios a crescer e fazer com que eles fiquem mais fortes e saudáveis, assim como o couro cabeludo.

 

A soja e a circulação

 

A soja é um alimento que tem grande papel na melhora da circulação do sangue pelo corpo e isso inclui o couro cabeludo. Dessa forma, é importante incluir a soja na alimentação de quem deseja prevenir ou então combater a queda de cabelos.

 

Leite: iogurte, queijo e demais derivados

 

Todo mundo sabe que o leite é um alimento muito rico em cálcio, importante nutriente que garante a força dos ossos. Porém, o que pouca gente sabe é que o cálcio também é um alimento importante para manter a saúde dos fios, uma vez que o cálcio faz que eles quem mais fortes e mais saudáveis, evitando a queda. Por isso, vale a pena incluir no cardápio o leite e alguns dos seus derivados, desde que não se tenha alergia ou intolerância.

 

Frutos do mar: nutrientes para os cabelos

 

Os frutos do mar são apreciados por uma grande parte das pessoas e eles também são muito úteis quando o assunto é a saúde dos cabelos e d couro cabeludo. Esses alimentos possuem muito zinco, um nutriente essencial para que tanto os fios quanto o couro cabeludo se mantenham saudáveis, minimizando a queda.

 

Leguminosas para manter os cabelos em dia

 

O feijão, a lentilha e o arroz, também chamados de leguminosas, são itens que devem estar presenta na dieta das pessoas que desejam manter o couro cabeludo e os cabelos em dia. A importância desses alimentos reside no fato de eles possuírem aminoácidos, sendo que esses aminoácidos estão ligados à produção de queratina e colágeno, dois importantes nutrientes que garantem a saúde dos fios e do couro cabeludo.

 

Alecrim: cheiroso e importante para os cabelos

 

Não é apenas o aroma do alecrim que faz dele muito importante: na verdade, ele também tem uma função essencial para a saúde dos cabelos e do couro cabelo. O alecrim também melhora a circulação de sangue no couro cabeludo, o que é essencial para a saúde dos fios. Assim, incluir o alecrim no cardápio é uma boa opção para quem deseja conservar os fios.

 

A adoção de práticas saudáveis

 

Não adianta a mulher ingerir todos esses alimentos e não ter uma vida saudável. Além da alimentação saudável, esse estilo de vida inclui o abandono dos vícios e a adoção da prática de exercícios físicos. Dessa forma, a saúde do corpo todo será beneficiada e isso terá reflexos na saúde do couro cabeludo e dos fios.

 

Cuidado com o emocional

 

Outro ponto que merece atenção quando o assunto é a saúde do cabelo e do couro cabelo é o emocional. É grande o número de pessoas que sofrem com estresse e com problemas de ordem emocional. Porém, esses problemas podem se tornar vilões ainda pires quando ocasionam a queda dos cabelos nas mulheres.

Sendo assim, é essencial que o aspecto emocional receba atenção e seja tratado. É importante que tidas as pessoas busquem práticas que funcionem como válvulas de escape, permitindo momentos de relaxamento e de descanso, que são muito benéficos à saúde. No caso de pessoas que sofram de algum tipo de trauma, depressão ou outro problema emocional, é necessário buscar atendimento especializado.

 

O transplante de cabelo

 

Essa é uma opção para as pessoas que já sofrem com a calvície e que desejam minimizar os seus resultados. Porém, é importante deixar claro que o transplante é citado como uma das últimas opções de tratamento, sendo necessário que a paciente tente outros recursos. Contudo, há algumas situações nas quais ela é utilizada mais facilmente: no caso de radioterapia e no caso de queimaduras.

Para realizar o transplante, o médico retira os fios de alguma área do corpo da própria doadora e os insere no couro cabeludo. Nesse processo, as raízes são conservadas e os fios são implantados individualmente. Esse é um tratamento bastante indicado para tratar casos em que os cabelos são muito ralos, em que há o que é chamado de entradas ou no caso de falhas, sendo que o resultado costuma ser bastante satisfatório.

Algumas vantagens da realização do transplante são: é uma cirurgia de invasão mínima e tem um nível muito baixo de complicações. No entanto, há o contratempo da duração desse procedimento: no mínimo 7 e no máximo 9 horas, sendo necessário a aplicação de anestesia local.

 

As perucas

 

Essas configuram mais uma opção para as pessoas que desejam minimizar os efeitos da calvície, sendo que os apliques também entram nessa lista. As perucas e os apliques podem ser feitos de fios estéticos. Porém, a tendência atual é que a produção seja feita utilizando cabelos humanos doados por uma grande quantidade de pessoas.

São muitas as tonalidades que a paciente pode escolher e o principal resultado é a recuperação da autoestima, que fica abalada pela falta de cabelos. Caso a paciente tenha perdido muitos fios em um determinado lugar, caracterizando a falha, o recurso mais apropriado é o aplique, Porém, no caso de fios ralos e finos ou de queda espalhada por toda a cabeça, a melhor opção é utilizar uma peruca.

Ficou para trás o conceito de que usar uma perucas seria algo artificial e facilmente percebido pelos outros. Na verdade, a tecnologia evoluiu bastante , hoje em dia, são confeccionadas perucas muito realistas, sendo bastante difícil distinguir entre a peruca e o cabelo real.