Transplante Capilar: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Transplante Capilar

By | 10 de fevereiro de 2016

Transplante Capilar: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Transplante Capilar

Informações importantes para quem pensa em fazer um

 

Praticamente todas as pessoas já ouviram falar em transplante de cabelo, sendo esse um recurso bastante conhecido e associado às pessoas que sofrem de calvície. Porém, são poucas as pessoas que sabem como o transplante de cabelos funciona, quando é indicado e quais são os seus prós e contras e são justamente esses pontos que este texto irá responder.

 

Como funciona um transplante de cabelos

 

Antes de se aventurar a fazer um transplante, é muito importante saber como ele funciona. Em primeiro lugar, a técnica mais usada para realizar transplantes de cabelo é extrair uma quantia razoável de fios de uma determinada parte do corpo do próprio paciente e reimplantá-los nas áreas que são acometidas pela calvície.

De forma geral, é muito importante que a saúde do paciente esteja em dia, bem como a saúde dos seus fios e das áreas de onde os fios são extraídos, uma vez que as boas condições são essenciais para que o processo seja bem-sucedido.

Uma informação que deve ser destacada é que os fios não são reimplantados em grandes quantidades de uma vez. Na verdade, os fios de cabelo são implantados um a um no paciente, sendo essa técnica muito importante para que se consiga o efeito de naturalidade que o transplante capilar deve proporcionar.

Caso os fios fossem implantados em chumaços o aspecto seria muito artificial, fazendo com que fosse perceptível a realização do implante e isso é justamente o que os pacientes que se submetem a esse processo menos desejam.

 

transplante capilar

 

Como surgiu o implante capilar?

 

Essa técnica para ajudar as pessoas que sofrem da falta de cabelo já surgiu há uns bons anos: as primeiras experiências nesse sentido datam de mais de duzentos anos atrás. Com certeza, eram procedimentos muito simples e que não apresentavam o grau de eficácia que se encontra nos dias de hoje.

Na verdade, além de não serem eficazes como os atuais, eles ainda costumavam deformar as pessoas que se submetiam ao procedimento, uma vez que o transplante acabava por tirar uma grande parte do couro cabeludo, que fazia com que o resultado fosse bastante desagradável.

Conforme a Medicina foi evoluindo e novas técnicas de implante capilar foram aprendidas, esse procedimento sofreu uma pequena atualização. Apesar de as retiradas de couro cabeludo ficarem para trás, o implante passou a utilizar tufos de cabelo. Isso fazia com que o visual dos pacientes ficasse assemelhado ao apresentado pelas bonecas, que possuem quantidades de cabelo bastante divididas.

 

O papel de um brasileiro

 

Esse cenário apenas começou a mudar quando um médico brasileiro começou a utilizar uma técnica mais moderna, que conseguia fazer com que a quantidade de cabelo implantada no procedimento fosse ainda menor. Esse médico, Carlos Uebel, deu início à técnica que é utilizada nos dias de hoje, onde cada fio é implantado no paciente de forma individual.

 

tratamento-de-calvicie

 

Quais são as etapas do transplante?

 

A técnica mais moderna no que diz respeito aos transplantes de cabelo apresenta algumas etapas a serem cumpridas para que o resultado final seja cabelos fixados de forma natural e eficiente. Em primeiro lugar, é preciso escolher de onde sairão os fios que serão transplantados. Depois de escolhidos e coletados os fios, o próximo passo é delimitar em que local da cabeça esses fios serão fixados.

Depois disso, o cirurgião utiliza um laser para abrir espaços nos quais os fios serão inseridos. Esses espaços são constituídos de pequenos furos feitos no couro cabeludo do paciente, sendo que a próxima etapa é colocar os fios transplantados nesses espaços.

O fundamento da técnica é muito parecido com o da plantação. Uma vez que os fios transplantados possuem glândulas, a ideia é que eles continuem crescendo depois de implantados. Outro ponto importante e que faz a diferença no resultado do transplante é o fato de o cirurgião observar em que sentido os fios crescem, a fim de posicionar de modo correto os fios que estão sendo transplantados.

 

Como é a recuperação do paciente?

 

Essa é uma questão que pode fazer com que as pessoas sintam medo de fazer o transplante. Afinal, todo mundo tem afazeres e muita gente não pode ficar afastada das suas atividades. De uma forma geral, não há um período de repouso posterior à cirurgia. O paciente pode trabalhar, estudar e manter sua rotina, devendo apenas evitar grandes esforços e a exposição solar. Esse período de restrição deve durar 21 dias, podendo ser aumentado pelo médico.

 

Uma tecnologia restrita

 

Apesar de o implante de cabelos representar um grande avanço da Medicina estética, esse recurso é bastante restrito, não estando à disposição de todas as pessoas. Vários são os motivos pelos quais nem todo mundo tem acesso ao transplante.

O primeiro fator que limita o acesso à essa tecnologia é o seu alto valor. Realizar um transplante capilar não é algo barato e necessita de planejamento financeiro e recursos para gastar, assim como qualquer outra cirurgia reparadora que se faça.

Além da questão financeira, outro fator é a quantidade limitada de locais onde esse procedimento é oferecido. Apesar de o transplante de cabelos estar se popularizando a cada dia que passa, ainda é uma tecnologia encontrada apenas em locais específicos, sendo necessário escolher um espaço de referência a fim de que o procedimento seja bem feito e não haja nenhum problema, o que geraria um desperdício de dinheiro.

A falta de informação também representa um impedimento para que as pessoas realizem o transplante capilar. Isso acontece porque muitas pessoas têm dúvidas a respeito desse tratamento e acabam não perguntando a um especialista. Algumas dúvidas bastante comuns da população dizem respeito ao resultado do transplante e também a questões sobre os riscos da anestesia aplicada para a realização do procedimento.

 

O transplante de cabelos dá certo sempre?

 

Infelizmente, a resposta para essa pergunta é “não”. Assim como qualquer outra cirurgia que seja feita, o transplante de cabelo possui chances de não fornecer o resultado esperado pelo paciente e isso pode acontecer por uma série de fatores.

A primeira justificativa possível para o fracasso de um transplante de cabelo é a questão genética. Existem pessoas que apresentam o couro cabeludo mais resistente aos transplantes capilares. Nesse caso, existe a probabilidade de que o cabelo caia novamente, repetindo o episódio de calvície. Quando isso acontece, o paciente possui duas opções: continuar calvo ou submeter-se mais uma vez ao transplante.

Outro motivo pelo qual o transplante pode não dar certo é a forma como o procedimento foi realizado. Caso o médico não utilize materiais de qualidade ou não esteja completamente habilitado para realizar aquela intervenção, é possível que o resultado não seja bom, o que reforça a necessidade de buscar informações sólidas a respeito do profissional e do lugar que se escolhe para realizar o transplante.

Por fim, a idade também é um fator que interfere na eficácia do procedimento. Quanto mais idade as pessoas têm, maiores são as chances de o transplante não apresentar o resultado desejado. Isso acontece porque, com a idade, o cabelo passa a cair naturalmente, o que dificulta ao couro cabeludo a tarefa de “segurar” os fios. É possível estimar que aproximadamente 40% dos procedimentos dessa natureza feitos em idosos não obtêm sucesso.

 

Quem pode se submeter ao transplante

 

A cultura popular costuma relacionar de modo constante as pessoas calvas ao transplante de cabelos. No entanto, essa é uma ideia bastante equivocada e constitui alguns dos mitos que cercam esse procedimento. A realidade é que o transplante de cabelo é o último recurso.

Quando um paciente procura um consultório queixando-se de queda de cabelo, primeiro são tentados outros tratamentos e medicamentos, além de mudança na dieta e nos hábitos de vida, que possuem muita relação com a saúde dos fios, do couro cabeludo e com a queda de cabelos. A ideia do transplante apenas é cogitada quando todos os outros caminhos já foram tentados sem sucesso, ou seja: há um longo trajeto até chegar ao transplante.

Além disso, existe outro crivo que costuma separar quem pode ou quem não pode submeter-se ao procedimento com maiores chances de êxito: a espessura e a quantidade dos cabelos que restaram ao paciente depois do processo da queda.

Transplantes realizados em pessoas com pouco cabelo ou com cabelos muito finos têm muitas chances de não serem bem-sucedidos. Isso acontece por que são justamente esses fios restantes os reimplantados e se eles não possuem força, podem não durar depois de colocados em suas novas posições.

 

Sem sentir dor: a anestesia

 

Muitas pessoas desistem de procedimentos de qualquer natureza estética quando pensam na necessidade de anestesia e o mesmo acontece com o transplante de cabelos. Para que o procedimento seja realizado é necessário que o paciente receba uma anestesia apenas no local da intervenção, o que significa que ele ficará acordado durante toda a operação, tendo apenas uma área específica adormecida.

Contudo, a recomendação é que o médico peça uma grande quantidade de exames a fim de ter certeza de que o paciente encontra-se em condições de receber uma anestesia sem que isso represente um risco e isso é um ponto que deve receber atenção do paciente na hora de escolher o médico: o cuidado dele com à preparação para a anestesia. O transplante dura, no máximo, 3 horas, sendo que o efeito da anestesia dura um pouco mais de tempo.

 

Quais são as vantagens de fazer um transplante?

 

Uma vez que for definido pelo médico que nenhum outro tratamento para a calvície surgiu efeito e que o transplante é uma possibilidade real, é hora de avaliar quais são as vantagens de se submeter ao procedimento. Em primeiro lugar, a técnica utilizada hoje para a realização dos transplantes é bastante avançada, o que torna o resultado muito natural, sendo praticamente impossível que outras pessoas percebam que se trata de um transplante de cabelos.

Outro fator que faz a realização do implante valer a pena é a melhora da autoestima e da autoconfiança. É grande o número de pessoas que passam a perder a confiança em si mesmas depois do episódio da queda de cabelos e o transplante é um recurso para mudar essa situação. Não há restrição de sexo e nem de idade para que o procedimento seja realizado, o que também constitui um facilitador.

 

Preço: o ponto negativo

 

Mesmo com todos os pontos positivos que podem ser ressaltados com relação ao transplante, o valor desse procedimento ainda representa um ponto negativo, uma vez que constitui uma despesa bastante alta. O custo da cirurgia para transplantar os fios costuma ficar em torno de R$ 10.000, sendo que esse valor pode ser maior ou menor, dependendo do médico e da clínica.

Na maior parte das vezes, é possível que o valor seja parcelado no cartão de crédito, em cheque ou mesmo na forma de um carnê, embora essa não seja uma regra, havendo a possibilidade de o médico exigir que o pagamento seja feito à vista.

Em quem confiar: os cuidados essenciais para decidir

 

Além de ser um procedimento delicado, o transplante envolve uma alta quantia em dinheiro. Por isso, é importante que o paciente tenha certeza da seriedade do médico e da clínica na qual decide realizar a intervenção. Para ajudar na decisão, vale a pena levar em conta alguns fatores.

O primeiro deles é a reputação da clínica e do médico. Com o acesso à Internet muito mais difundido, buscar referências sobre profissionais e estabelecimentos torna-se uma tarefa bastante fácil e que deve ser executada por quem pretende fazer um transplante.

Além disso, é preciso prestar atenção à atitude do médico com relação à anestesia: ele pediu exames que comprovem a condição física do paciente de se submeter a uma anestesia? Caso a resposta seja não, esse pode ser um médico negligente.

Outro ponto que pode ajudar a decidir é a predisposição do médico com relação ao pós-operatório: ele se dispõe a tirar dúvidas? Isso é muito importante para que haja confiança. Por fim, as condições de higiene da clínica também devem ser analisadas pelo paciente a fim de tomar uma decisão acertada.

 

Veja Como é Um Transplante Capilar:

 

 

Como Curar a Calvície Naturalmente em 30 Dias