Tratamento de Calvície: Como Um Careca Virou Cabeludo em 3 Meses

By | 10 de fevereiro de 2016

Tratamento de Calvície: Como Um Careca Virou Cabeludo em 3 Meses

 

Atitudes para manter os fios no lugar

 

A alopecia androgênica, mais conhecida como calvície, é um mal que acomete uma boa parte da população masculina. Estima-se que, até completar 70 anos, aproximadamente 80% dos homens passarão pela calvície, que é caracterizada pela queda anormal dos cabelos e por causa disso muitas pessoas estão buscando mais informações sobre tratamento de calvície e queda de cabelo.

 

As mulheres também perdem cabelo

 

Apesar de a calvície ser mais associada aos homens, as mulheres também podem ser acometidas por esse problema, principalmente quando estão passando pelas mudanças hormonais características da menopausa ou por qualquer outro distúrbio.

É importante dizer que é mais difícil a mulher ficar totalmente careca. Para que isso aconteça ela precisa ser acometida por uma alopecia severa, associada às disfunções dos hormônios e a idade avançada. Isso reforça a necessidade de as mulheres buscarem acompanhamento médico constante para cuidar da sua saúde, assim como os homens.

 

A diferença entre queda de cabelo e calvície

 

Não é todo episódio de queda de cabelo que pode ser chamado de calvície: a calvície é definida como a perda excessiva de cabelos. Além disso, há casos nos quais os cabelos tornam-se mais ralos e finos, al[em da presença de possíveis falhas nos cabelos.

É normal que as pessoas percam fios de cabelo todos os dias, sendo que algumas perdem em maior quantidade e outras em menor, o que depende do organismo de cada um. Porém, a queda de cabelo não é calvície, a não ser que seja em excesso.

 Tratamento de Calvicie

Quais são as possíveis causas?

 

Existem vários elementos que podem desencadear a calvície masculina e feminina e uma dessas causas são os vícios, que podem fazer com que os cabelos caiam em excesso. Por isso, não importa qual vício seja: essa é uma boa hora para largá-lo. Assim, a saúde ganha como um todo, beneficiando, também, os cabelos.

Uma alimentação pobre nos nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo também pode ajudar a desencadear a calvície. Uma alimentação saudável e equilibrada beneficia não apenas os fios, mas o couro cabeludo também, fazendo com que os cabelos fiquem mais firmes.

O estresse é um mal moderno e um mal que atinge os cabelos, já que a queda excessiva de cabelos está ligada ao nível de estresse. Assim, é essencial que as pessoas busquem válvulas de escape como formas de relaxar: pode ser leitura, bordado, trabalho social, etc. O importante é promover relaxamento e bem-estar a fim de combater e vencer o estresse.

Outro fator que pode ser apontado como uma das causas da calvície é o uso indiscriminado de chapinhas, secadores e baby liss. Esses equipamentos, ao longo do tempo, danificam o fio, causando as quedas. Por isso, essas ferramentas de beleza devem ser usadas com moderação e respeitando cada tipo de cabelo.

 

A hora do banho: regulando a temperatura

 

O hábito de tomar banhos quentes em excesso deve ser abolido de quem quer prevenir a calvície. Os banhos muito quentes aumentam a oleosidade e do cabelo e oleosidade é sinônimo de problema, pois prejudica a saúde capilar. Assim, a preferência deve ser por um banho morno.

Os hormônios

 

Quando o corpo humano passa a produzir hormômios de maneira excessiva ou então para de produzi-los de forma insuficiente, é dito que há um problema hormonal e esses problemas hormonais podem ser apontados como causa da calvície.

Os hormônios estão relacionados a um número muito grande de ações no corpo humano e, dessa forma, quando algo não vai bem com eles o corpo é afetado, podendo ser que essas consequências apareçam na forma da queda dos cabelos. A melhor maneira de detectar problemas hormonais é fazendo uma consulta médica e um exame de sangue.

 

A natureza como aliada

 

O perfume do alecrim é apreciado por muita gente. Porém, ele é importante ainda por outro motivo: ele melhora a circulação do sangue em uma área essencial para a saúde dos fios: o couro cabeludo. Por isso, vale a pena utilizá-lo como um aliado na prevenção da calvície.

 

O prato: arma para manter os fios

 

A prevenção da calvície tem um aliado muito saboroso: a comida. Uma alimentação específica é muito eficaz quando o assunto é prevenir a calvície masculina e feminina, sendo que uma alimentação específica é aquela que inclui alguns tipos específicos de nutrientes.

 

Soja: sabor e nutrientes

 

A soja é conhecida como um dos alimentos que mais fazem bem à saúde. Sua lista de benefícios é extensa e um deles diz respeito à saúde dos cabelos. Esse alimento ajuda a melhorar a circulação do sangue em todo o couro cabeludo, aumentando a saúde dos fios e impedindo que eles caiam exageradamente, funcionando como um auxiliar na prevenção da calvície.

 

A força do cálcio

 

O leite e os derivados do leite são grandes fontes de cálcio para o corpo e os benefícios desse nutriente chegam até os cabelos, já que ele ajuda, e muito, a deixar os fios mais sudáveis e atua na prevenção da calvície. A saúde dos fios é mostrada através de outro benefício do cálcio: o aumento do brilho dos cabelos.

 

Do mar para os cabelos

 

Os frutos do mar são alimentos conhecidos e apreciados por grande parte das pessoas. Porém, o que essas pessoas podem não saber é que esses alimentos são importantes ferramentas na prevenção da calvície, tanto em homens quanto em mulheres. Dentre os benefícios dos frutos do mar está o fato de eles possuírem grande quantidade de zinco, muito importante para que o cabelo e também o couro cabeludo permaneçam saudáveis.

 

Incluindo as leguminosas na dieta

 

As leguminosas (arroz, feijão e lentilha) são ferramentas muito importantes para as pessoas que desejam passar longe da calvície. Dessa forma, é importante que esses alimentos estejam incluídos na dieta dessas pessoas e sejam ingeridos com frequência.

A importância das leguminosas reside nos aminoácidos que ela possui, sendo que esses aminoácidos são essenciais para que o corpo fabrique colágeno e queratina, proteínas que promovem a saúde dos fios. É comum ver vários shampoos e condicionares que contêm colágeno e queratina e o próprio corpo, quando estimulado corretamente, produz essas proteínas em quantidade suficiente.

 

Evitar a calvície é difícil?

 

A resposta para essa pergunta é “não”. Na verdade, com algumas medidas bastante simples é possível evitar a queda excessiva de cabelos. Porém, é necessário que essas medidas sejam levadas a sério e que sejam tomadas de modo constante.

O estilo de vida saudável

 

É de conhecimento de todos que adotar um estilo de vida saudável promove saúde para todas as partes do corpo e os cabelos não ficam de fora dessa lista. Assim, abandonar práticas nocivas e adotar outras saudáveis é uma atitude importante para quem quer manter os cabelos.

 

A necessidade de abandonar os vícios

 

Essa atitude faz parte da adoção de hábitos saudáveis de vida. A bebida, o cigarro e as demais drogas não trazem benefícios ao corpo, pelo contrário: são muitas as funções do organismo que sofrem prejuízo por conta do uso dessas substâncias. Assim, parar com esses vícios é um passo essencial para quem quer ser saudável como um todo, inclusive nos cabelos e no couro cabeludo.

 

Emocional abalado pode abalar os fios

 

O estresse é um problema que afeta a maior parte das pessoas no mundo moderno, já que são muitas coisas para dar conta. Porém, esse estresse faz mal à saúde, inclusive à saúde dos fios. É comum que o estresse desencadeie um quadro de queda de cabelo excessiva e, por isso, é preciso manter os níveis de estresse sob controle.

Porém, o estresse não é a única emoção que pode trazer consequências negativas aos cabelos. A depressão, a raiva e demais sentimentos dessa natureza podem ser decisivos no desencadeamento de episódios de queda excessiva de cabelo, sendo necessário que esses sentimentos e emoções também sejam controlados e tratados. É importante não subestimar a relação das emoções com a queda dos fios.

 

Higiene: tão simples e tão importante

 

Apesar de a limpeza dos cabelos e do couro cabeludo ser algo natural e que faz parte da vida das pessoas como um todo, muita gente não sabe como fazer a correta higienização desses lugares, o que pode prejudicar a saúde e permitir que os fios caiam.

Em primeiro lugar, é recomendado que se consulte um especialista a fim de tirar toda e qualquer dúvida. De uma forma geral, as pessoas que possuem cabelos oleosos precisam lavá-los todos os dias, mas com o shampoo e o condicionador destinados especialmente para esse tipo de cabelo. Quando o cabelo não é do tipo oleoso, a lavagem pode ocorrer em dias alternados.

 

A caspa: pontinhos brancos devem ser combatidos

 

A caspa consiste na descamação do couro cabeludo e acomete uma grande parte da população, estando associada à calvície em algumas situações específicas. Não basta disfarçar a caspa: é necessário trata-la como qualquer outro mal. Assim, os shampoos de beleza devem ser trocados por shampoos específicos para tratamento da caspa. Porém, vale a pena consultar um especialista para descobrir qual é a causa da caspa e definir como tratá-la.

 

Remédios: os mocinhos e os vilões

 

A função dos medicamentos é ajudar as pessoas a se curarem de alguma doença. Entretanto, alguns tipos de medicamentos podem desencadear a queda excessiva dos cabelos e alguns desses remédios são os para emagrecer e os antidepressivos.

Assim, é importante que as pessoas façam um acompanhamento médico regular e pergunte ao especialista a respeito dos efeitos colaterais de cada medicamento prescrito e de episódios de queda de cabelo que já estejam acontecendo. Assim, é possível mudar a medicação e ajustá-la da maneira correta para que não haja esse tipo de prejuízo ou ele seja minimizado.

 

Tratamento de calvície: melhor forma de prevenir

 

As pessoas que desejam evitar que a calvície se instale efetivamente devem consultar um especialista ao primeiro sinal de queda excessiva de cabelos. Quando o tratamento de calvície é iniciado de forma precoce, há mais chances desse obter sucesso e frear a queda dos fios, sendo que o tratamento mais comum para a calvície é o feito através dos medicamentos: espironolactona e estrogênio, finasterida e minoxidil.

 

A ação dos remédios para a calvície

No caso da espironolactona e estrogênio, o objetivo é diminuir os efeitos da calvície, embora seja necessário salientar que ele não faz com que o crescimento dos fios seja retomado. O uso desses medicamentos não deve ser feito de modo indiscriminado, mas sim rigorosamente acompanhado pelo médico, uma vez que ainda estão sendo eitos estudos a respeito dos efeitos colaterais que podem ser causados.

Já a finasterida é um medicamento utilizado para reduzir a quantidade doi hormônio testosterona na região do couro cabeludo, sendo um remédio bastante indicado para tratar a calvície nos homens com idade entre 18 e 45 anos. Através do uso da finasterida, os efeitos da calvície são reduzidos, embora ele possa fazer com que o paciente tenha mais chances de desenvolver algumas doenças da próstata.

A função sexual também é uma que pode ser afetada pelo uso da finasterida, que pode causar: redução da quantidade de ejaculação, disfunção erétil e diminuição do apetite sexual. É importante dizer que as mulheres não devem fazer uso dessa medicação, uma vez que ela pode prejudicar o desenvolvimento do feto.

Por fim, o minoxidil é o remédio mais prescrito para o tratamento da calvície, inclusive no seu estágio inicial, o que tenta impedir que a queda dos fios seja mais severa e os efeitos sejam maiores. Contudo, é preciso paciência, pois os efeitos do minoxidil são notados apenas depois de um ano de iniciado o tratamento.

Alguns efeitos colaterais podem ser apontados: inchaço, azia, taquicardia e dor no peito. Contudo, o tratamento não pode ser parado sem orientação médica e, quando isso acontece, todo o progresso alcançado é perdido e o tratamento deve ser reiniciado. Vale a pena salientar que paciente não pode reiniciar o tratamento sozinho caso o interrompa: somente o especialista pode dar essa orientação.

 

Tomando os cuidados preventivos e buscando orientação médica logo nos primeiros sinais, é possível evitar a calvície ou ter os seus efeitos reduzidos, o que significa melhoria da estética e, consequentemente, da autoestima do paciente.

tratamento-de-calvicie