O Que é Bom Para Queda de Cabelo?

By | 10 de fevereiro de 2016

Clique para ver o vídeo com o passo a passo

video

 

 

O que é e como tratar

 

É de conhecimento geral que uma grande parte dos homens acaba desenvolvendo o que é chamado popularmente de calvície. Essa é uma realidade que tende a atingir, até os 70 anos, 80% dos homens e que tem várias possíveis causas, sendo importante identificá-las a fim de iniciar um tratamento com mais chances de sucesso.

Quais são as causas da calvície?

 

A alopecia androgênica, nome médico da calvície, pode ser causada por uma questão de transmissão genética: é o clássico caso dos filhos que desenvolvem a calvície depois do pai, do avô, dos tios, etc. Contudo, há outros fatores que também resultam na queda de cabelos.

O primeiro diz respeito à higiene. Homens que não cuidam dos seus cabelos da forma correta são candidatos a ver a cabeça sem os fios. Não basta lavar o cabelo: é necessário lavar os fios intercalando os dias, no caso dos cabelos do tipo normal. Caso o homem tenha cabelo com excesso de oleosidade ele deve lavar os fios todos os dias.

É importante deixar claro que não adianta efetuar a lavagem com qualquer shampoo: o produto utilizado deve ser específico para os cabelos oleosos a fim de reduzir o problema e evitar que ele cause o enfraquecimento dos fios e resulte em queda.

A caspa também é um fator apontado como causador da queda excessiva dos cabelos. Sendo assim, ela deve ser cuidada da mesma forma que a oleosidade: com produtos específicos e não com produtos que tratem apenas da estética, mas que não resolvem o problema.

Ainda falando de higiene, não enxaguar os fios completamente é um problema que pode ter como resultado, a longo prazo, a calvície. Isso acontece por causa dos resíduos que acabam ficando impregnados nos fios e no couro cabeludo, prejudicando a saúde capilar e causando a queda.

 

Problemas na alimentação

 

A alimentação é responsável por aquilo que entra em nosso corpo e tem ligação direta tanto com problemas de saúde quanto com a qualidade de vida. Sendo assim, é natural que a alimentação esteja relacionada à queda dos cabelos.

Uma alimentação deficiente em nutrientes como proteínas e magnésio, aliada a outros fatores, favorece a perda dos cabelos. A alimentação irregular ou a falta de ingestão de alimentos também pode ser responsável por esse problema, devendo ser evitada por quem deseja manter os fios.

 

O estresse: vilão do cabelo

 

A lista de prejuízos decorrentes do estresse é longa e, dentre eles, está presente a calvície. É claro que as pessoas tendem a se estressar por conta do dia a dia corrido que levam. Porém, quando o estresse é constante e nunca há uma trégua, o resultado pode ser vários fios perdidos, até que a calvície torne-se total.

 

Os problemas emocionais como um todo

 

Apesar de o estresse merecer destaque na lista de possíveis desencadeadores da calvície, os problemas emocionais como um todo também têm grande participação. É possível encontrar casos nos quais mágoas alimentadas durante anos e traumas causaram a alopecia.

Apenas os mais velhos podem ser acometidos?

 

Muita gente pode ter uma ideia equivocada da calvície, mas o fato é que não são apenas os homens mais velhos que podem ser acometidos por esse mal. Na verdade, há muitos homens que começam a notar a queda de cabelos ainda antes de completar 30 anos. Dessa forma, os cuidados com os fios devem começar desde cedo.

 

Como identificar se é calvície?

 

Pode acontecer de as pessoas acharem que estão com calvície apenas por alguns fios caírem e é preciso saber diferenciar o que é e o que não é alopecia. Tanto homens quanto mulheres perdem mesmo cabelo todos os dias, sendo que a média é de 50 fios. Porém, a alopecia pode ser identificada quando a queda é superior a essa quantia.

Claro que as pessoas não contam os fios perdidos, mas ao encontrar muito cabelo na cama, no travesseiro, no chão, no chuveiro ou no pente ou escova, é preciso acender o sinal de alerta. Outro indicativo de que pode haver um caso de alopecia é quando começam a aparecer falhas na cabeça. Contudo, é essencial que se consulte um médico, já que apenas ele pode fechar o diagnóstico efetivo da calvície, além de definir a linha de tratamento.

 

O diagnóstico da calvície

 

Há algumas etapas que devem ser seguidas para que o médico faça o diagnóstico da calvície. Em primeiro lugar, ele busca informações sobre a situação do paciente e sobre como tem acontecido a queda dos fios. A próxima etapa é fazer uma avaliação física do couro cabeludo a fim de ver qual é a situação da perda dos fios.

Depois dessa conversa e desse exame clínico, o médico pode solicitar que sejam realizados alguns exames laboratoriais a fim de saber como está a saúde do paciente e o nível de nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos. Uma vez detectada a falta ou não desses nutrientes, o médico pode pensar em qual o método mais apropriado para reverter o quadro ou, pelo menos, parar a queda.

 

Rapidez no diagnóstico faz a diferença

 

É comum que as pessoas evitem buscar um tratamento médico, indo ao consultório apenas quando a situação já está bastante comprometida e com a queda de cabelos não é diferente. Quando o homem nota que os fios estão caindo de modo excessivo, é muito importante buscar acompanhamento médico o quanto antes, uma vez que, quanto mais se demora para buscar tratamento, menores são as chances de reversão e recuperação dos fios.

 

Quais são os tratamentos disponíveis?

 

As pessoas que já foram diagnosticadas com alopecia possuem uma grande quantidade de porções de tratamento. Uma delas é tratamento que envolve tecnologias, como o laser. Há também a possibilidade de fazer uso de medicamentos que ajudem a parar a queda ou que tentem reverter a situação do homem. Outra opção para aqueles que precisam fazer o tratamento da calvície é a alimentação, que deve ser encarada como um grande recurso.

 

A alimentação

 

Em primeiro lugar, é preciso que a alimentação seja saudável e isso faz bem não apenas para os cabelos, mas para a saúde de uma forma geral. No caso específico da saúde capilar, existem alguns alimentos que são grandes ferramentas para quem deseja manter a saúde dos fios e alguns desses alimentos são: as leguminosas, o leite e seus derivados, o alecrim, os frutos do mar e a soja.

As leguminosas, tais como a ervilha, o feijão e o arroz, são grandes aliadas de quem deseja tratar ou prevenir a calvície e isso se dá pela participação desses alimentos na produção de queratina e colégeno. As leguminosas fazem parte desse processo por possuírem aminoácidos em sua composição.

Os leites e seus derivados, como a manteiga, o queijo e o danone, trazem grande quantidade de cálcio, que ajudam a fortalecer os cabelos, assim como os ossos. Não apenas a saúde dos fios, mas a estética é melhorada: através da ingestão de alimentos ricos em cálcio o cabelo torna-se mais sedoso e bonito.

O alecrim sempre foi um aliado das pessoas que desejavam perfumar algum alimento ou mesmo uma parte da casa. Porém, esse alimente possui outra funcionalidade pouco conhecida: ajudar a manter a saúde dos cabelos e do couro cabeludo. O papel do alecrim é promover uma melhora na circulação do sangue nessa área, o que ajuda a evitar a queda.

É de conhecimento de tods que os fruts do mar são grandes ferramentas para quem deseja manter a saúde e a saúde dos fios e dos cabelos também é beneficiada com a ingestão desses alimentos. A saúde dessa área do corpo depende da quantidade de zinco e esses alimentos são grandes fontes desse nutriente.

Por fim, é possível citar a soja como um dos alimentos amigos do cabelo. Esse é outro item da dieta que melhora a circulação no couro cabeludo, o que tem reflexo direto na saúde e na força dos fios, valendo a pena incluir esse alimento no cardápio.

 

Precisa comer todo dia?

 

É claro que ninguém precisa ter uma dieta restrita a esses alimentos. Contudo, ter uma alimentação balanceada que inclua esses itens todos os dias é essencial para quem deseja prevenir a queda de cabelo e também para quem está fazendo tratamento para a calvície, uma vez que atua como coadjuvante.

 

tratamento-de-calvicie

 

Como prevenir a calvície?

 

Além de adotar uma alimentação saudável e balanceada, é muito importante que as pessoas retirem da sua vida os vícios, pois tanto o cigarro quanto a bebida e as drogas prejudicam o corpo como um todo e isso interfere na saúde dos cabelos.

Adotar medidas que ajudem a reduzir o estresse também é essencial. É claro que, no mundo de hoje, é praticamente impossível viver sem ser afetado pelo estresse de alguma forma. Contudo, é possível criar mecanismos para relaxar e acabar com o estresse, pelo menos por um dia.

Depois de um dia estressante de trabalho, de estudo ou de afazeres de outra natureza, é necessário reservar um tempo para se dedicar a um hobby ou mesmo para não fazer nada. Com relação aos hobbies, eles podem ser os mais variados: leitura, bordado, jogos, cozinhar, não importa, o necessário é que essa atividade baixe os níveis de estresse e permita um estado de relaxamento.

 

A necessidade de um bom sono

 

É comprovado que as pessoas que não têm um sono de qualidade podem desenvolver uma grande quantidade de problemas de saúde e a queda de cabelo pode estar associada a esse fator. Isso por que as pessoas que têm problemas para dormir ou que têm um sono muito atribulado tendem a não descansar e, por conta disso, ficarem irritadas, o que ajuda a desencadear o quadro de aloécia androgênica.

Sendo assim, as pessoas que não têm uma boa noite de sono precisam buscar ajuda especializada para resolver essa situação e reduzir as chances de desenvolver a calvície. Para tratar esse problema podem ser receitados remédios ou mesmo terapia.

 

Tratamento do emocional

 

A terapia é essencial para o tratamento da queda de cabelo por suas duplas funcionalidades: ajudar a tratar possíveis distúrbios do sono, que estão associados à calvície, e ajudar a resolver problemas emocionais que também estão atrelados à essa situação.

O tratamento de traumas e mágoas precisa ser feito com um especialista que ajudará o paciente a entender o que sente e a gerenciar esse sentimento a fim de reduzir o impacto que eles podem ter na vida das pessoas e, dentre esses impactos, está inclusa a queda de cabelo.

 

A prática de exercícios físicos

 

Praticar uma atividade física regular faz bem para a saúde do corpo todo, inclusive dos cabelos. Por isso, escolher a atividade que mais agrada e passar a praticá-la é um grande tratamento para as pessoas que desejam fios mais fortes e bonitos. Além disso, os benefícios acabam se estendendo para o resto do corpo, fazendo com que o praticamente só tenha a ganhar.

 

Os tratamentos com remédio

 

Existem alguns medicamentos que são muito utilizados na terapia capilar a fim de manter os fios no lugar, sendo que os mais conhecidos são o minoxidil e a finasterida. Ambos são remédios que apenas devem ser tomados sob orientação médica, uma vez que podem causar efeitos colaterais importantes que, sem a devida supervisão, prejudicam a saúde de modo perigoso.

 

Vale a pena fazer implante de cabelo?

 

Apesar de muito se falar nos implantes, não é muito usual que as pessoas optem pela realização dos implantes. Na verdade, essa é considerada a última etapa para melhorar o bem-estar das pessoas que sofrem de calvície. Na maior parte das vezes, o implante é feito com o cabelo do próprio paciente, mas retirado de outros lugares.

É importante deixar claro alguns pontos. O primeiro é que ele não faz com que os cabelos cresçam novamente. O real objetivo de realizar um implante é fazer com que se tenha a impressão de ter mais cabelo, mas essa é uma estratégia visual. O segundo ponto é a necessidade de acompanhamento médico, pois esse procedimento não é tão simples quanto aparenta.